Lave bem as mãos, braços e cotovelos antes de iniciar qualquer procedimento. É importante lembrar que, antes de enxaguar as mãos, deve-se lavar bem a torneira, assim você evita sujar novamente as mãos ao fechá-la.
Lave com muito cuidado todas as ferramentas, superfícies e utensílios que você possa vir a utilizar.
Ao manusear os utensílios, lave-os antes de utilizá-los para outros alimentos. Não corte com a mesma faca, por exemplo, carne crua, assada e um pedaço de cebola, antes de lavá-la.
Sempre que possível, deixe uma lixeira de pedal próxima à churrasqueira. Neste caso, esse é o modelo ideal, pois impede que haja contaminação por meio do toque com a tampa do lixo. Evite deixar qualquer lixeira aberta, caso contrário aumentará o risco de exposição.
Mantenha a carne e outros alimentos perecíveis na geladeira até o momento de assar.
A churrasqueira é um ambiente quente, por isso fique atento para não acumular suor sobre a face, mãos e braços.
Se possível, utilize uma vestimenta adequada, como jaleco ou avental.
Como em qualquer outra prática culinária, as normas de higiene são prioridade. Unhas bem aparadas, barba e cabelos curtos ou presos durante todo o preparo.
A geladeira e/ou freezer não devem ficar superlotados, isso dificulta a refrigeração e compromete a conservação dos alimentos.
Dê preferência aos utensílios plásticos ou de aço inoxidável, são mais resistentes e de fácil limpeza. Se possível, evite o uso de utensílios de madeira, como tábuas de carne e martelos. A madeira, porosa, absorve rapidamente os líquidos e é de difícil higienização.